quarta-feira, 16 de maio de 2012

O bebê está com cólica, e agora? (parte 1/4)

Não é novidade que bebês tem cólica. Todos eles passam por isso.

Essa história de não pode comer isso ou aquilo era da época da vovó. Já existem estudos que comprovam que nada faz mal, da mesma forma que há mais de 50 anos procura-se a causa desse mal que afeta 100% dos bebês.
Com relação a sua alimentação, tudo com cautela, claro. Você não vai comer 1 kg de feijoada nem tomar 2 litros de coca-cola né, porque não só o bebê mas você também sentirá cólica.
Como eu disse, nada é probibo. Gravidez e lactação não é doença. Mas tudo com excesso faz mal, então tenha bom senso. Se bateu vontade chocolate, coma um quadradinho da barra, e não a barra toda.
Nunca passei vontade ou suspendi algo quando as crianças eram pequenas, ou durante a gravidez. Mas sempre usava moderação.

cólica
Pandora com 3 dias de nascida
Não existe nada comprovado cientificamente sobre por que os bebês tem cólica, alguns estudos dizem que isso se deve ao fato do sistema digestivo do bebê ainda não estar maduro. Mas duas coisas são importantes, a mãe não deve fumar nem permitir ninguém que fume, porque isso pode predispor o bebê a cólicas, e a outra coisa é não deixar o bebê chorar muito, pois quando ele chora engole mais ar e fica com mais gases.

Tente manter o bebê calmo, e vá conversando com ele, até descobrir qual melhor posição pra ele dormir, como ele fica mais aliviado e ir contornando a situação.

Dividi essa matéria em 4 etapas. Nessa primeira só um alerta geral, na segunda vou falar sobre os alimentos, depois sobre a medicação e os remédios populares e, por último sobre massagens e posicionamento do bebê pra ajudar nisso tudo.

Espero ajudar vocês a resolver esse e outros assuntos, afinal, se é uma coisa que eu tenho é experiência.

Leia também:

http://www.maedetres.com.br/2012/05/o-bebe-esta-com-colica-e-agora-parte-24.html

http://www.maedetres.com.br/2012/06/o-bebe-esta-com-colica-e-agora-parte-34.html

Links interessantes e proveitosos:

http://brasil.babycenter.com/baby/saude/colica/

http://guiadobebe.uol.com.br/arroto-e-colica/

http://claudia.abril.com.br/materia/toda-a-verdade-sobre-as-colicas-1962/?p=/familia-e-filhos/bebe

Nenhum comentário:

Amor de mãe

O que se falar sobre amor de mãe? Nossa tatoo de mãe e filha Ele cura tudo.. Ele dá segurança, dá suporte... segura aquela barra pesad...