quarta-feira, 23 de maio de 2012

O bebê está com cólica, e agora? (parte 2/4)

Vou falar um pouco mais sobre esse assunto que assombra o sono de 90% dos bebês e preocupa 100% das mamães.

A cólica nos bebês é mais frequente até o 3º mês. Algumas pessoas dizem que é devido ao funcionamento do intestino, pois a musculatura não estava preparada para os movimentos peristálticos; outras pessoas dizem que é devido ao bebê puxar o ar enquanto mama no peito.

É chato, o bebezinho fica dengoso, quer ficar pertinho da mamãe e o colo é o local preferido.

Nessa segunda parte, vou comentar um pouco sobre alimentos que influenciam positiva e negativamente na questão das cólicas nos bebês.

Pandora indo pra um banho quentinho relaxante
Como eu já disse antes, a maior verdade de todas é que a gente não deve exagerar. E ponto. Chocolate faz mal?? Nãão, mas se você comer a barra toda vai fazer.  Portanto, cautela sempre ao comer qualquer coisa que possa alterar o sabor do leite e causar desconforto ao bebê.

Temos que pensar que desde pequenos os bebês são como a gente. Cada um reage de uma forma aos alimentos, então é observar e talvez diminuir a ingestão de algum alimento que você percebeu que incomodou mais o bebê.

Alguns alimentos são clássicos "causadores" de gases, como brócolis, repolho, cebola, couve-flor, assim como o leite e derivados (queijos, iogurte), que além de cólicas podem causar alergia desde os primeiros minutos de vida. Chocolates e carne vermelha também são vilões, assim como feijão e outras leguminosas e/ou grãos.

Além disso tudo, evitar refrigerantes e frituras é essencial. Isso já é um veneno pra quem não estsá grávida nem amamentando, imagina pra um bebê.

O melhor conselho que eu posso dar é evitar o consumo excessivo de alimentos crus, faça um balanceamento e coma mais cozidos. Tente observar o que você comeu e ir monitorando pra ver o que é pior ou melhor pro seu bebê.

Faça ingestão de bastante líquido, beba sucos, coma frutas e tente ter uma alimentação balanceada e saudável. Seu bebê agradece!!

Leia também:

http://www.maedetres.com.br/2012/05/o-bebe-esta-com-colica-e-agora-parte-14.html

http://www.maedetres.com.br/2012/06/o-bebe-esta-com-colica-e-agora-parte-34.html


Eu estou colocando alguns links com matérias que agregam mais conhecimento sobre esses assuntos:

http://www.amamentar.net/ProfissionaisdeSa%C3%BAde/Am%C3%A3e/Alimenta%C3%A7%C3%A3o/Alimentosaevitar/tabid/287/Default.aspx

http://www.saudeinformacoes.com.br/bebe_colica.asp

http://www.anutricionista.com/amamentacao-adequada-recomendacoes-para-a-nutriz.html

2 comentários:

Angel Poubel disse...

Deve ser muito chato mesmo, né amiga!? Mas os cuidados são essenciais...
Amiga já estou seguindo esse blog encantador aqui e te convido a conhecer meu cantinho. Se gostar fique a vontade para seguir também, ficarei muito feliz!
Big bj ;*
http://angelpoubel.blogspot.com.br

Tatiana Piveta disse...

Oi querida! OBrigada pela sua visita. Também visitei o seu cantinho!! Massa!!!
Estou te linkando aqui!!
Beijocass

Amor de mãe

O que se falar sobre amor de mãe? Nossa tatoo de mãe e filha Ele cura tudo.. Ele dá segurança, dá suporte... segura aquela barra pesad...